A Prefeitura de Leme deu início às tratativas com o Consórcio Intermunicipal CEMMIL para o Desenvolvimento Sustentável para a ampliação do programa de coleta seletiva no município.
Nesta quarta-feira (30), o prefeito Claudemir Borges participou de uma reunião como coordenador geral do CEMMIL, Fábio Fraga, e representantes da secretaria do Meio Ambiente e da cooperativa ReciclaLeme.
A reunião marca o início de uma nova fase do projeto. A proposta é fortalecer a parceria entre o Poder Público, a cooperativa e a concessionária de limpeza urbana, com o objetivo de aumentar a eficiência da coleta seletiva e promover mais inclusão e renda para os cooperados.
“A coleta seletiva é uma ação que une sustentabilidade, cidadania e geração de emprego. Nosso compromisso é avançar com responsabilidade e planejamento”, destacou o prefeito de Leme, Claudemir Borges.

O coordenador geral do consórcio, Fábio Fraga, destacou que o CEMMIL é um ente facilitador para os municípios, principalmente nas questões ambientais. “Leme fará parte de mais um programa no qual o CEMMIL foi contemplado, que é a Reciclagem Inteligente, que vai possibilitar a implantação de contêineres para receber resíduos sólidos urbanos e dar a destinação correta”, informou.
O programa, por meio de software, vai possibilitar monitorar e qualificar os resíduos depositados pela população nos contêineres, que serão destinados para as cooperativas, facilitando o trabalho dos catadores e possibilitando maior renda.
Novas ações devem ser anunciadas nos próximos meses, como parte do plano de gestão ambiental do município de Leme.
Fotos: Secretaria de Comunicação Social de Leme