A diretoria do CEMMIL foi convidada pela Prefeitura de Conchal para dividir sua experiência sobre o tema resíduos sólidos urbanos. O superintendente do Consórcio Intermunicipal, Ivair Biazotto, e o coordenador geral, Fábio Fraga, foram recebidos pelo prefeito de Conchal, Orlando Caleffi Junior, o vice-prefeito, José Maria Fernandes de Macedo, além de outros representantes da Prefeitura.
Também esteve presente representando o legislativo de Conchal o vice-presidente da Câmara, Luiz da Farmácia. A cidade tem demonstrado preocupação em fazer o tratamento e destinação correta de resíduos sólidos, conforme determina a legislação ambiental, e ouviu a explanação do CEMMIL sobre o projeto de concessão, já em andamento, que envolve cinco cidades da região.
Trata-se de um modelo de licitação para conceder os serviços de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final das cerca de 300 toneladas de resíduos domésticos produzidos diariamente pelos municípios de Mogi Guaçu, Aguaí, Espírito Santo do Pinhal, Mococa e Vargem Grande do Sul.
O projeto está sendo financiado pelo Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e Parceria Público-Privada (FEP CAIXA), que opera com recursos do Programa de Parceria de Investimentos, vinculado à Casa Civil da Presidência da República e Ministério das Cidades. A estruturação do modelo está sendo conduzida por empresas contratadas pela CAIXA, que respondem pela administração e assessoramento técnico.
Embora Conchal não participe do projeto e ainda não seja um município consorciado, os representantes do Executivo e Legislativo mostraram interesse em conhecer os detalhes da implantação de um modelo que contemple a valorização e a gestão correta dos resíduos domésticos.
“Ficamos satisfeitos em poder ajudar com nossa experiência, não apenas no projeto de concessão, mas em todas as áreas de atuação do CEMMIL no que se refere às atividades que envolvem o tratamento correto e a destinação de resíduos sólidos urbanos. Um interesse que, nem sempre, identificamos em outros municípios. Estamos à disposição da Prefeitura de Conchal”, disse o superintendente do consórcio, Ivair Biazotto.



