O diagnóstico da situação dos resíduos sólidos urbanos em seis municípios integrantes do CEMMIL (Consórcio CEMMIL para o Desenvolvimento Sustentável) será apresentado no próximo dia 5 de dezembro, a partir das 9h, no Cine Lúmine (Cine Esmeralda), em Aguaí.
O diagnóstico é o primeiro passo para a elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) dos municípios de Aguaí, Espírito Santo do Pinhal, Mococa, Mogi Guaçu, São José do Rio Pardo e Vargem Grande do Sul. O PIGIRS irá apresentar soluções para os diversos resíduos gerados nos municípios, como os serviços de saúde, da construção civil, da indústria e de atividades agropastoris, além dos resíduos públicos provenientes da limpeza urbana, que não estão contemplados no projeto de concessão.
O PIGIRS irá estimular a cooperação entre as prefeituras para promover ações conjuntas de gestão dos resíduos urbanos, indicando ações de redução e de aperfeiçoamento das infraestruturas existentes, além de analisar os passivos ambientais, a situação dos grandes geradores e os sistemas de fiscalização existentes. O plano completo será apresentado em consulta e audiência pública, previstas para acontecer em fevereiro de 2025.
O PIGIRS terá forte sintonia com o projeto de concessão dos serviços de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos de origem doméstica dos seis municípios participantes, que está sendo realizado com recursos do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPP (FEP CAIXA), com assessoramento da CAIXA e apoio técnico do Programa de Parcerias de Investimentos – PPI da Presidência da República, Ministério das Cidades e consultoria técnica especializada.
A reunião presencial em Aguaí no próximo dia 5 é aberta a todos os interessados e também poderá ser acompanhada de forma virtual pelo link: www.youtube.com/@CONSÓRCIOCEMMIL