O que era para ser um programa estadual exclusivo de manutenção de estradas rurais entre um grupo pequeno de municípios foi ampliado, estruturado e, hoje, 23 anos depois, tornou-se um dos maiores consórcios intermunicipais da região.
O Consórcio Intermunicipal CEMMIL para o Desenvolvimento Sustentável comemora 23 anos, neste mês de abril, com a prestação de serviços de zeladoria, manutenção de bens próprios e serviços na área administrativa para 12 municípios consorciados. Em breve, serão 13.






Tudo começou em 2022, criado através de convênio com o Governo do Estado para execução do programa intermunicipal para manutenção de estradas rurais, o Pró-Estrada. Mas havia espaço para crescimento e os municípios precisavam disso.
“Um marco na história do CEMMIL foi, em 2011, quando o então prefeito de Mogi Mirim, Carlos Nelson Bueno, pediu para estudar outras possibilidades de serviço, que era de zeladoria para a Prefeitura, o que foi feito. E, hoje, estamos mais que consolidados na região”, relatou o superintendente do consórcio, Ivair Biazotto.

O consórcio intermunicipal cresceu, passou a cuidar dos serviços de zeladoria, iluminação pública e de manutenção de estradas rurais, mas voltou seu foco para o desenvolvimento sustentável. Uma necessidade atual. Exemplos como a britagem de resíduos da construção civil com o reaproveitamento desse material e projetos de estruturação para manejo de resíduos sólidos e de reciclagem ganharam forma e colocaram o CEMMIL na vanguarda desses temas, na região.
Essa diferença que tem feito o consórcio é destacada pelo seu presidente. “Nosso consórcio vem avançando cada dia mais na questão de valorizar e fazer crescer a nossa região. O CEMMIL faz a diferença na gestão pública. Estamos de portas abertas para quem quiser fazer parte”, afirma o prefeito de Mococa, Eduardo Barison, atual presidente do CEMMIL.

Os 12 municípios consorciados são: Aguaí, Amparo, Araras, Espírito Santo do Pinhal, Leme, Mococa, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Pirassununga, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Vargem Grande do Sul. Em breve, Casa Branca também fará parte desse grupo.
PARTE DA HISTÓRIA DO CEMMIL
Nesses 23 anos, o CEMMIL cresceu, se desenvolveu. E há quem tenha participado de grande parte da história. Celina Gonçalves dos Santos, 60 anos, tem 11 anos de casa. É serviços gerais na Prefeitura de Mogi Guaçu desde quando tudo começou e tem boas recordações. “Para mim, o CEMMIL sempre foi ótimo para trabalhar. Um consórcio que respeita todos os seus funcionários”, comemora Celina que trabalha na limpeza do Paço Municipal de Mogi Guaçu.

Carlos Caporali, 54 anos, também está há mais de uma década no consórcio. O coordenador técnico operacional no Horto de Mogi Mirim enaltece o ambiente de trabalho. “Nesses anos todos de CEMMIL não tenho do que me queixar. Ambiente de trabalho é agradável e gosto do que faço”, disse Caporali.

E é assim, unindo investimento em recursos humanos, valorização da equipe, ampliação dos serviços e sustentabilidade, que o CEMMIL avança em direção ao futuro.
Porque o consórcio é resultado da união e força das 13 cidades que o compõe.
E esse número vai crescer ainda mais!
Fotos: Gazeta Comunicações/ Silveira Jr.